Objetivos da Formação
Com este curso pretende-se proporcionar aos participantes o desenvolvimento de um conjunto de competências que lhes permitam identificar oportunidades, estruturar soluções inovadoras e gerir de forma estratégica e eficaz negócios sustentáveis no setor da Saúde.
Conteúdo Programático
Fundamentos do Empreendedorismo em Saúde (12 horas):
- Introdução ao empreendedorismo em saúde;
- Oportunidades e desafios de empreender na área da saúde;
- Tipos de estabelecimentos de saúde e requisitos regulatórios.
Qualidade e Regulamentação (20 horas):
- Direito em saúde: princípios básicos e regulamentação do setor;
- Licenciamento e certificação de estabelecimentos de saúde;
- Gestão da qualidade e segurança no setor da saúde.
Gestão Financeira e Contabilidade (28 horas):
- Conceitos essenciais de contabilidade para negócios de saúde;
- Custos operacionais, financiamento e sustentabilidade;
- Implicações fiscais e tributárias para clínicas e estabelecimentos de saúde;
- Planeamento financeiro e análise de viabilidade de negócios.
Marketing e Comunicação (20 horas):
- Fundamentos e estratégias de marketing aplicadas ao setor da saúde;
- Posicionamento e diferenciação no mercado de saúde;
- Marketing de relacionamento e fidelização de clientes;
- Questões éticas e regulamentares na publicidade e comunicação.
Gestão Estratégica e Financiamento (28 horas):
- Estruturação e modelos de negócios;
- Desenvolvimento de planos de negócios para serviços de saúde;
- Identificação de oportunidades de financiamento e subsídios;
- Elaboração de candidaturas a apoios públicos e privados;
- Planeamento e execução de projetos de inovação na saúde.
Tecnologias de Informação e Inteligência Artificial (20 horas):
- Introdução à inteligência artificial aplicada à saúde;
- Ferramentas digitais e automação na gestão de negócios de saúde;
- Segurança da informação e proteção de dados em saúde.
Projeto Prático de Empreendedorismo (24 horas):
- Desenvolvimento estruturação de um projeto prático de negócio na área da saúde;
- Apresentação e defesa do projeto;
- Avaliação estratégica e feedback para implementação.
Metodologia de Avaliação
Avaliação contínua (com peso de 60% na nota final), incidindo sobre:
- Assiduidade, pontualidade, participação e relacionamento interpessoal (15%);
- Aquisição e aplicação de conhecimentos e mobilização de competências (30%).
Avaliação final (com peso de 40% na nota final), baseada no desenvolvimento e apresentação de um projeto final (40%).
Igualmente, no final da formação o formando preencherá um questionário de satisfação da formação onde poderá deixar a sua opinião sobre o curso. A escala de avaliação utilizada será de 0 (zero) a 20 (vinte) valores.