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Como criar bons prompts para usar a Inteligência Artificial na Educação




A Inteligência Artificial está a transformar o ensino e a formação. Contudo, para que a IA seja verdadeiramente útil em contexto educativo, é fundamental saber formular boas instruções, ou seja, criar bons prompts. Esta competência é cada vez mais valiosa para professores, formadores e técnicos de educação.


Neste artigo, explicamos como construir bons prompts, com exemplos práticos e orientados para a sala de aula, e mostramos como tirar o melhor partido de ferramentas como o ChatGPT para criar conteúdos, atividades, imagens e testes.


1. Um bom prompt começa com clareza


Os modelos de linguagem não adivinham intenções. Quanto mais vago for o pedido, maior a probabilidade de a resposta ser genérica, incompleta ou até incorreta.


Veja este exemplo:

  • “Fala sobre avaliação.”

  • “Escreve um texto de 3 parágrafos para um público de professores do ensino básico a explicar o que é a avaliação formativa, como se distingue da avaliação sumativa e que estratégias práticas podem ser aplicadas na sala de aula.”


A diferença? A segunda versão define claramente o público-alvo, o conteúdo esperado e o formato do output.


2. Estrutura ideal: Cabeça, Tronco e Membros


Um prompt eficaz é composto por três partes:

  • Contexto: Qual é o cenário? Quem é o utilizador? Em que disciplina ou nível estamos a trabalhar?

  • Objetivo: O que se pretende alcançar? Informar, propor, avaliar, adaptar?

  • Output esperado: Que tipo de resposta queremos? Texto? Teste? Imagem? Sugestão? Com que detalhe?


Exemplo:

“Assume o papel de um professor de Ciências Naturais experiente. Estou a preparar uma sessão de 2 horas para alunos do 7.º ano sobre o ciclo da água. O meu objetivo é introduzir o tema de forma prática. Sugere uma atividade de quebra-gelo criativa, com descrição detalhada, tempo estimado e materiais necessários.”

3. Usa personas e tons específicos


Um dos grandes trunfos da IA é poder “assumir papéis”. Podemos pedir que responda como um professor, psicólogo, diretor de turma ou técnico de inclusão. Também podemos ajustar o tom (simples, técnico, inspirador…) e o tipo de linguagem.


“Responde como se fosses um coordenador pedagógico a explicar a um grupo de professores do 1.º ciclo as vantagens da avaliação formativa, usando uma linguagem clara, próxima e com exemplos do dia a dia.”

Este tipo de detalhe permite obter respostas mais realistas, úteis e adaptadas à prática docente.


4. Exemplos práticos de prompts úteis para a educação


Abaixo, partilhamos alguns dos pedidos mais procurados por quem trabalha no setor da educação:


Criação de imagens educativas

“Cria uma imagem simples e clara sobre o metabolismo celular, adequada para um slide do 9.º ano de Ciências Naturais.”
“Cria uma imagem com um cronograma de avaliação: teste a 15 de março e entrega de trabalho a 20 de março.”

Dinâmicas pedagógicas

“Propõe uma dinâmica prática de 30 minutos sobre os estados da matéria, para alunos do 5.º ano, com trabalho em grupo e materiais simples.”
“Adapta a dinâmica a alunos com PHDA ou pouco participativos.”

Diferenciação pedagógica

“Sugere estratégias para adaptar uma aula de História do 8.º ano sobre a Revolução Francesa, para uma turma com alunos com dislexia e dificuldades cognitivas ligeiras.”
“Inclui exemplos de diferenciação nos conteúdos, atividades e formas de avaliação.”

Avaliação e testes

“Cria um teste de 45 minutos para alunos do 12.º ano, na disciplina de Biologia, sobre genética. Inclui perguntas de escolha múltipla, resposta curta e desenvolvimento. Indica cotação, critérios de correção e grau de dificuldade.”

A utilização de IA no ensino não substitui o trabalho do educador — mas potencia-o, desde que saibamos dar instruções claras, intencionais e específicas. O segredo está na qualidade do prompt.


Se quiser saber mais sobre formação em IA para educação, fale connosco. Na JFA Training ajudamos escolas, professores e formadores a usar ferramentas digitais de forma prática, segura e eficaz.

 
 
 

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